Portugueses, indígenas, africanos, italianos, japoneses, espanhóis...
Todos somos brasileiros, fruto de uma rica mistura de diferentes grupos. Este é o nosso país, um Brasil bem brasileiro.
O Brasil é um país formado por diversas culturas e influências, dos povos indígenas, dos africanos e dos imigrantes de vários locais do mundo que vieram pra cá tentar uma vida nova.
A formação do povo brasileiro
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.
A história da formação teve inicio a cerca de 500 anos.
Os índios forma os primeiros grupos que aqui habitavam antes da chegada dos colonizadores. Com o domínio europeu, boa parte dos grupos indígenas foram sendo extintos.
Os povos europeus que vieram para o Brasil basicamente se formaram de populações portuguesas, alem de franceses, holandeses, italianos, espanhóis entre outros grupos.
Já os negros africanos compõem o grupo dos povos que forma trazidos à força da Africa e que aqui forma escravizados, sustentando a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho.
Algumas influências
Tudo o que temos hoje culturalmente no brasil é em consequência da união dos povos que aqui habitam e que , direta ou indiretamente, transmitiram suas características culturais e formaram o que hoje é o Brasil.
Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a nossa cultura.
Marcas indígenas- é possível encontrar por todo Brasil, como nos nomes de ruas, bairros, rios, cidades, pessoas e de animais; além da culinária, com o uso da mandioca, do peixe e do o costume de comer frutas ; o hábito de andar descalço e dormir em redes; no uso de plantas curativas ; artesanato; e principalmente na nossa língua, onde existem várias palavras de origem indígena.
Marcas dos imigrantes- Portugueses, italianos, japoneses, alemães e diversos outros povos deixaram suas marcas na cultura brasileira.
A nossa cultura
O Brasil por possuir uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e principalmente miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, indígenas, africanos, asiáticos , apresenta uma grande diversidade cultural.
A cultura de um povo é formada por vários elementos , como crenças, ideias, mitos, danças, festas, alimentação, modo de vestir, entre outros. É uma característica muito importante, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
Vejamos:
A grande questão: Da diversidade a desigualdade
Atualmente ainda há quem diga que a mistura etnica existente no pais tenha promovido uma democracia racial durante os anos, com respeito, harmonia e grande liberdade entre os povos de origem, etnias diferentes, No entanto, essa visão pode não ser a realidade.
Mesmo com as leis bastante claras contra qualquer tipo de racismo, é possível afirmar a existência do preconceito racial e cultural no pais em que vivemos.
É preciso considerar que a historia de formação do pais trouxeram consigo desigualdades, onde hoje os negros e indígenas ainda não possuem as mesmas oportunidades.
Entendendo um pouco mais:
O grande desafio é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e a riqueza apresentada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõe a sociedade.
Referências bibliograficas
TODA MATÉRIA. Cultura brasileira. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/cultura-brasileira/>. Acesso em: 09 out. 2016.
BRASIL ESCOLA. Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade. Disponivel em: <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira-diversidade-desigualdade.htm>. Acesso em 13 out. 2016.
HUMBERG, Flavia. História 4° ano: ensino fundamental. 3 ed. São Paulo, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário